segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Macartismo e o Ensino Médio.


Ao longo de minha vida e muitos livros lidos desenvolvi uma verdadeira paixão pelo mundo humano, pela organização da humanidade, seus conhecimentos e sua história, talvez exatamente por isso, nesta noite percebo o quanto é desprazeroso ir ao colégio todas as manhãs...Vou explicar...

Quando era do ensino fundamental, esperava ansiosamente ser secundarista para poder aprofundar-me no mundo científico, debater os grandes filósofos e suas teorias, estudar a fundo as transformações históricas que dão origem ao nosso mundo, Doce ilusão de criança não é? Mal sabia eu que em pouco tempo teria todos os valores que tanto cultivei resumidos ao ostracismo didático, afinal as aulas de física, matemática e química preenchem a maioria absoluta da matriz curricular e os demais conhecimentos da humanidade, que fiquem nos livros para quem quiser ir atrás.
Nos últimos dois anos em especial a organização dos conteúdos de sala tem reduzido ainda mais minha autonomia de busca do conhecimento.... Fórmulas, contas, números novamente sendo postos cada vez mais acima das pessoas. Mas de que adianta isso? Não valorizar o potencial de cada um, pois todos deviam ter apenas um potencial específico?

De que adiantam tantos números se eles nunca expressarão realmente o que quer dizer 20 pessoas disputando uma vaga em uma universidade pública, 1800 histórias de vida diferentes, emoções, reações, razões, sonhos e motivos diferentes disputando as mesmas 90 cadeiras que devem ser o início de uma nova grande história...? Quando resumem nossas pessoas em núm
eros aumentam o desrespeito pela vida, afinal para alguém que nunca esteve em uma zona de guerra ou viu uma vida ser ceifada por uma bala, saber que no Iraque já morreram mais de 700 mil civis é apenas uma informação triste, pois não consegue dinamizar quantas pessoas morreram em vida com cada uma delas, e nem o quanto de cultura perdemos em cada bombardeio e certamente só se assustam por causa do número de zeros que possui esse número, mas se colocassem essa informação em potenciação nem iriam notar a escrita em uma pagina na internet, um verdadeiro eufemismo...
Quando a vida é lida por números, do jeito que o sistema de ensino nos incentiva a fazer, a realidade fica mais longe de nossa compreensão, afinal não importa se foram 70 mil ou 700mil ou 7, nada justifica os crimes cometidos pelo dinheiro, pelo menos na visão humana... Afinal para os números é válido o massacre tendo em vista os lucros, é a teoria do "Mal Necessário" que eles seguem sem saber da existência. Camarada Stalin, líder da União Soviética durante a segunda guerra disse de forma sábia o que podemos aplicar a este caso. " A Morte de uma pessoa é uma tragédia, a de milhões é estatística!"

Resumidamente, a única filosofia que os numeristas, responsáveis pela desvalorização do senso de humanidade, conhecem é o Macartismo, que prega a caça as bruxas, mas quem são elas neste caso? todos os que se recusam a apenas calcular, a assemelhar-se a máquinas, e incentivam nos demais a busca pelo conhecimento e pela verdade, seja lá qual for ela... Mas como exatamente eles podem calar tantas bruxas? reduzindo as horas tradicionais de estudo destes, de contato com os seus mestes, invadindo seu particular pra os obrigar a reproduzir o conhecimento numerista em horário inicialmente livre, ridicularizar os conhecimentos e nossos valores humanos, incentivando preconceitos e dogmas favoráveis ao sistema.

Mais uma face daquilo que Marx chama de alienação...
Já chegando perto das duas da manhã me da nojo saber que terei de ir ao colégio amanhã cedo para confirmar tudo o que escrevi hoje... Minha única vontade era de me trancar aqui em casa, e apenas, estudar, ter o prazer do conhecimento uma vez mais, o prazer de apenas ser livre para estudar.Daniel Gaspar

5 comentários:

  1. Excelente! Muito bom mesmo!

    Bem, é realmente triste saber, viver e ainda ter de SOBREVIVER à inconsistência no sistema de ensino diariamente. Estamos a mercê de pessoas que pregam valores como quem canta atrás do trio elétrico, sem se preocupar com o que as outras pessoas querem, sentem, ou pelo menos olhar na cara e dizer o motivo de tanta hipocrisia.

    Tenho NOJO dessas pessoas, covardes a ponto de simplesmente fechar os olhos para o que está à sua frente, hipócritas dissimulados, mimimi...

    XD

    Enfim, tem o meu apoio com relação a isso, e não é de agora.

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  2. Reforma curricular URGENTE!
    A escola tem que cumprir o papel de formar um cidadão de fato, que seja crítico, capaz de entender o mundo a sua volta e modificar a realidade ao seu redor. Com o peso que se dá às matérias como física, química e matemática,em detrimento de filosofia, sociologia e outras matérias tidas como secundárias, formamos meramente conhecedores de fórmulas, e não produzimos conhecimento algum, no máximo formamos reprodutores de informação.
    Excelente texto, dan!

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  3. Meio que pelo mesmo motivo que você descreveu aqui é que, no meu último ano de ensino médio, eu fiquei completamente desanimada e mais cabulava do que entrava na aula. Hoje, "estudar" é sinônimo de arranjar um emprego. "Aperfeiçoar os estudos", mestrado por exemplo, é uma forma de aumentar o salário...
    Na faculdade, quando um professor pergunta os motivos dos alunos para estarem naquela instituição de ensino, e quais são seus anseios para o futuro, a resposta que eu mais ouvi foi: arranjar um bom emprego, abrir uma empresa e ficar rico. Cultura, conhecimento, estudo pelo prazer ninguém tem.
    Mas não desanime por completo, ainda tem aqueles professores que prezam realmente pela real educação e não pela bitolagem que o vestibular pede.

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  4. Maninho (meio sem tempo e fazendo muitas coisas aqui então vou ser meio breve, mas prometo que comentarei descentemente um dia haha ;x)

    Sou extremamente suspeita para falar sobre matérias exatas, afinal sou uma possível futura engenheira, apaixonada por fórmulas, números e ângulos, por simplesmente fazerem sentido pra mim.
    Porém, concordo contigo nesse ponto (e você sabe o quanto), assim como tenho extrema preocupação conforme a possibilidade do lado humano do conhecimento desaparecer com o passar do tempo.
    É com extremo pesar que abro meus livros para revisar matérias e vejo a miséria e a decadência na qual meus livros de história, filosofia e sociologia se encontram em comparação aos de quimica, fisica, matemática, biologia...
    Apesar de (como ja disse) ser apaixonada por exatas, sinto extrema tristeza ao lembrar que se não fosse pela minha forte convivência contigo eu não teria a mínima noção de como uma guerra ou um protesto (por menor que ele seja) pode causar impacto na sociedade. Se não fosse pelo aprendizado extracurricular e meu interesse a particular eu saberia lidar perfeitamente com os números e os entenderia, mas não teria a minima noção de como eles são revoltantes.

    Assim eu paro pra pensar, e as outras pessoas que não tiveram a sorte e o acesso que eu tive? será que elas tem a mínima noção de sociedade, politica ou até mesmo de cultura?
    e o que aconteceria se isso fosse perdido de uma vez por todas? Com toda a certeza seria um pesadelo.
    Reformas no ensino já! Antes que se perca no tempo o pouco que nos resta de humanos. Afinal, não são engenheiros e técnicos que movem o mundo, somos todos nós, juntos, cada um de seu jeito.

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  5. concordo...a droga do sistema educacional é falho

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